E assim são os Pretos Velhos da Umbanda. Eles representam a força, a resignação, a sabedoria, o amor e a caridade. São um ponto de referência para todos aqueles que necessitam: curam, ensinam, educam pessoas e espíritos sem luz.
Eles representam a humildade, não têm raiva ou ódio pelas humilhações, atrocidades e torturas a que foram submetidos no passado.
Com seus cachimbos, fala pausada, tranqüilidade nos gestos, eles escutam e ajudam à todos que necessitam, independentes de sua cor, idade, sexo e de religião.
Não se pode dizer, que em sua totalidade, que esses espíritos são diretamente os mesmos pretos velhos da escravidão. Pois, no processo cíclico da reencarnação passaram por muitas vidas anteriores foram: negros escravos, filósofos, médicos, ricos, pobres, iluminados, e outros. Mas, para ajudar aqueles que necessitam, escolheram ou foram escolhidos, para voltar a terra em forma incorporada de preto-velho. Outros, nem pretos velhos foram, mas escolheram como missão voltar nessa forma.
É importante esclarecer que o espírito que evoluiu tem a capacidade de se apresentar sob qualquer forma passada, pois ele é energia viva e cheia de luz, a forma é apenas uma conseqüência do que eles tenham que fazer na terra.
Esses espíritos podem se apresentar, por exemplo, em lugares como um médico e em outros como um preto-velho ou até mesmo um caboclo ou exu. Tudo isso vai de acordo com o seu trabalho, sua missão. Não é uma forma de enganar ou má fé com relação àqueles que acreditam, muito pelo contrário, quando se conversa sinceramente, eles mesmos nos dizem quem o são, caso tenham autorização.
Para muitos os pretos velhos são conselheiros mostrando a vida e seus caminhos; para outros, são psicólogos, amigos, confidentes, mentores espirituais; para outros ainda, são os exorcistas que lutam com suas mirongas, banhos de ervas, pontos de fogo, pontos riscados e outros, apoiados pelos exus de lei (exus de luz) desfazendo trabalhos e contra as forças negativas (o mal), espíritos obssessores e contra os exus pagãos (sem luz, que trabalham na corrente negativa, levando os homens para o lado negativo, e à destruição).
Os pretos velhos levam a força de Deus (Zambi) a todos que queiram aprender e encontrar uma fé, sem ver a quem, sem julgar, ou colocando pecados. Revelam que o amor a Deus, o respeito ao próximo e a si mesmo, o amor próprio, a força de vontade e o encarar o ciclo da reencarnação podem aliviar os sofrimentos do karma e elevar o espírito para a luz divina, fazendo com que as pessoas entendam e encarem seus problemas e procurem suas soluções da melhor maneira possível dentro da lei do dharma e da causa e efeito.
Eles aliviam o fardo espiritual de cada pessoa fazendo com que ela se fortaleça espiritualmente. Se a pessoa se fortalece e cresce consegue carregar mais comodamente o peso de seus sofrimentos. Ao passo que se ela se entrega ao sofrimento e ao desespero enfraquece e sucumbe por terra pelo peso que carrega, pois cada um pode fazer com que seu sofrimento diminua ou aumente de acordo como encare seu destino e os acontecimentos de sua vida, pois Jesus mesmo disse: "Cada um colherá, aquilo que plantou”.
Dentro da Umbanda, demonstram a grande Lei do Criador, levando em frente a bandeira: "Ama ao próximo como a ti mesmo". Após de anos de sofrimento e castigos, na Umbanda, prestam a caridade absoluta, esquecendo por completo a encarnação de dor e de miséria pela qual passaram.
São espíritos puros e ocupam a mais alta patente dentro de Umbanda, são grandes guias e mentores espirituais. Não têm correntes, e hoje são espíritos que dominam todas as linhas e conhecem como ninguém os feitiços e macumbas do santo. Rodam o mundo e tem a permissão de Deus para entrar e sair de qualquer mundo ou lugar. Fumam cachimbos e fumos de palha e bebem seu vinho tinto, café sem açúcar e água da chuva.
Dentro de Umbanda podemos citar algumas Entidades conhecidas: Pai Joaquim, Pai José, Pai Jacó, Pai Manoel, Velho Chico, Pai Guiné, Rei Congo, Pai Congo entre outros. As pretas velhas mais conheci das são: Vovó Maria Conga, Vovó Rosa, Vovó Maria Rita, Vovó Cambida, Vovó Catarina, Vovó Benedita entre outras.
Pretos Velhos